terça-feira, 10 de maio de 2011

As 10 regras para comer bem.



Um bom listado com o qual poderemos saber como comer bem. O comer bem é todo um arte que requer atenção, cuidado e preocupação. Se você está aproveitando sua folga no trabalho para ler este post, largue o lanchinho rápido, leia o artigo e sentirá vontades de começar a encher sua marmita com saladas e frutas.

É simples, são 10 segredos que lhe ajudarão a ter refeições mais saudáveis e nutritivas, e são segredinhos que você poderá incorporar facilmente á sua vida.

1- Use pratos menores.

Quando você está tentando manter o seu peso ou diminui-lo, o melhor é usar pratos menores, pois com eles acabamos comendo menos. É bastante simples, e muito efetivo.

2- Que a metade de cada refeição seja com frutas e/ou legumes.

O Departamento da Agricultura dos Estados Unidos recomenda comer de cinco a nove porções de frutas e verduras por dia, mas para não ficar contando, você pode seguir esta regra bem simples:

Em cada refeição do dia, procure que a metade seja de frutas ou legumes. Por exemplo, a metade daquilo que você ingerir na manhã podem ser frutas, e a metade do seu almoço legumes em uma deliciosa salada.

3- Não coma com pressa.

O problema principal de comer com pressa é que você acaba comendo lanches de rua. Quando você come no caminho, em alguma lanchonete, nossa mente registra os alimentos como se fossem um mero lanchinho, e não uma refeição. Pelo qual, em nossa próxima comida acabamos comendo além da conta.

4- Quanto menor for o listado de ingredientes, melhor.

A maioria das comidas saudáveis têm um só ingrediente. Geralmente, as comidas com muitos ingredientes não são saudáveis.

5- Os alimentos nutritivos não são necessariamente caros.

A comida saudável não é implicitamente mais cara, é questão de saber escolher. Escolher não só os produtos, mais também onde comprar. Pechinche!

6- Faça uma folguinha de 10 minutos para preparar comidas saudáveis.

Se você dedicar alguns minutos a pensar a sua refeição e a prepará-la já estará ajudando a que os alimentos acabem sendo mais nutritivos e saudáveis.

7- Treine o seu paladar.

Dê tempo ao seu paladar para que pouco a pouco comece a apreciar os sabores dos alimentos saudáveis e nutritivos, esquecendo-se dos alimentos gordurosos.

8- Pare de comer antes de sentir-se cheio.

Diminua o tempo das comidas; preste atenção naquilo que está comendo, e deixe de comer quando estiver um 80% cheio.

9- Sente-se para jantar com toda a família.

Aquelas crianças que comem com os pais são menos propensas a comer lixo, comer em excesso e a ter sobrepeso. Aqueles pais que comem com os filhos desfrutam mais da vida familiar.

10- Realmente somos aquilo que comemos.

O melhor jeito de sentir-se bem é comendo bem. Isto é uma verdade absoluta.

Nenhum comentário: